Uma catástrofe no Brasil

No dia 5 de Novembro de 2015 ocorreu em Mariana, Minas Gerais, o desabamento de uma barragem de resíduos de minério e de ferro. O acidente resulta num gravíssimo desastre ambiental, comparável ao acidente nuclear de Fukushima. A tragédia teve inúmeras consequências desastrosas, uma vez que foram largadas substâncias tóxicas no rio Doce (entre elas zinco, cobre, arsénio e mercúrio), no total de 60 milhões de metros cúbicos, equivalentes a 20 MIL piscinas olímpicas, tornando a água imprópria para consumo. Esta “lama tóxica” já alcançou o Oceano Atlântico.

Curiosamente, a cobertura mediática foi muito fraquinha. Será porque é algo que se passa do lado de lá? Talvez. Mas mesmo quando faço uma pesquisa intensiva sobre o assunto, não me parece que tenha tido até agora a atenção merecida a nível internacional. Porque é que é isto importante?

Em primeiro lugar, pelas consequências directas que teve: contam-se mais de 600 pessoas que ficaram sem casa, 17 mortos – humanos, porque a fauna e a flora do rio e das áreas ao redor foram exponencialmente mais afectadas, aniquilando a biodiversidade e as fontes de alimento da população do estado – 37 municípios continuam a ser afectados até hoje com dificultado acesso a água potável.

1449167141_980177_1449173956_album_normal

E em segundo lugar, obviamente, pelas consequências a longo prazo. Por pelo menos 100 anos, a população e toda a cadeia alimentar da América do Sul (mais propriamente aquela que está mais próxima do Atlântico) estará gravemente comprometida.

De resto, existem também questões a nível da culpabilidade da Samacro e da Vale, indústrias envolvidas, processo que se encontra ainda em andamento, bem como o negativo impacto económico para o Brasil, que era o maior exportador de ferro e minério até à altura do acidente.

Eu pergunto-me o que é que estamos a fazer ao nosso planeta, às nossas pessoas e aos nossos animais em nome da ganância e da competitividade económica. Pergunto-me muitas vezes e nunca chego a uma conclusão. O mais triste é que não há assim tanta gente a querer saber destes acontecimentos, porque vivem na triste fantasia de que o mundo vai continuar a girar sempre a nosso favor.

Para quem tem interesse em saber mais sobre o tema:

Prefeituras relatam situação precária de cidades afetadas por lama em MG

Poluição resiste ao tempo e deixa água imprópria para consumo no Rio Doce

Quais os perigos da lama “tóxica” dos desastres de Minas Gerais?

Desastre em Mariana foi acidente ou crime?

Lama tóxica pode contaminar toda a cadeia biológica na região do Rio Doce, alerta geólogo

Deixe um comentário