Ah, afinal o aquecimento global não é só um mito [vídeo]

Foi ontem anunciado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA)  que 2015 foi o ano mais quente de que há registo. Antes de 2015, deduzem bem, foi 2014.

Eu gostava de perceber como é que há ainda tantas pessoas que afirmam que o aquecimento global não passa de um mito e que alterações climatéricas desta escala são perfeitamente naturais.

Não, não são naturais – pelo contrário! O vídeo abaixo explica sucintamente as principais consequências do aquecimento global que estão a acontecer agora mesmo.

E para todos aqueles que julgam que não querem saber do planeta – ei, o planeta também não quer saber de vocês. Quando se fala em proteger o planeta, na verdade quer-se dizer protegermo-nos a nós mesmos (e talvez também aos pobres animais que têm sofrido com os nossos actos desmedidos, mas calma, para isso é preciso ter-se empatia pelos outros seres vivos)! Parece que estamos à espera de um cenário tipo The Day After Tomorrow à escala global, estamos demasiado confortáveis no nosso ninho, somos demasiado preguiçosos para tentar contrariar a tendência. Será que vamos a tempo?

Alterar pequenos hábitos pode parecer que não faz a diferença, mas multipliquem isso por pelo menos mais de metade da população do planeta. Já é qualquer coisa. No entanto, o que eu realmente gostava de ver era chefes governantes por todo o mundo a arregaçarem as mangas e a apostarem verdadeiramente em energias renováveis, a impôr sanções pesadas a líderes de indústrias fabris pelas emissões de gases poluentes, a criação massiva de gado para consumo humano a cair rapidamente (sim, o cocó e os puns das vacas têm um peso enorme na poluição mundial e no aquecimento global, é uma das razões pelas quais muitas pessoas se tornam vegetarianas, podem ler mais sobre isto aqui). Mas comecemos por nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s