Não à abstenção – A importância do voto em branco

Conheço muitas pessoas que dizem que simplesmente não percebem nada de política. Posto isto não votam, ou votam num candidato (ou partido) qualquer cujo nome seja o mais sonante, comprometendo o percurso do país e contribuindo para o apodrecimento de um sistema que criticam durante a vida inteira.

Há desinteresse, o que lamento, mas pior ainda é a desinformação. O desinteresse é um sintoma que deve ser expressado através do voto em branco e consequentemente combatido. Será porque os políticos não servem as necessidades do povo? O que é que deverá mudar?

A desinformação, por sua vez, não resulta de uma completa falta de interesse, mas talvez mais de preguiça. Ou da falta de noção de que votar é um direito e que cada voto pode fazer a diferença. No passado, pessoas morreram por esse direito, e vocês ficam em casa a descansar?

E porque é que o voto em branco é tão importante? Porque se por acaso a maioria dos eleitores votar em branco, as eleições são anuladas. Isto significa que novas eleições serão preparadas, com novos candidatos e novas campanhas eleitorais. E antes de pensarem que isso é uma seca, relembro-vos de que estamos a falar do nosso país e das nossas vidas. Já a abstenção, apesar de manifestar a tal falta de interesse e de confiança, não tem implicações directas.

Sou apologista da mudança de cenário, enquanto que outros não serão. Mas, pelo menos, todos deveríamos estar de acordo que a procrastinação política dos portugueses tem de terminar. Por isso, este domingo, tirem a razão ao Zeca Afonso e vão mas é votar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s